1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

A cor de urina que pode indicar algo importante sobre a saúde

7 de maio de 2015 comente




A cor da urina humana foi desde a antiguidade uma ferramenta muito útil para o diagnóstico de diferentes doenças, pois todo tipo de alteração na sua cor, densidade e odor pode indicar que algo não está bem em nosso organismo.
Através da urina, expulsamos diariamente centenas de resíduos dos quais nosso corpo não precisa e que são provenientes de tudo que comemos e bebemos. No entanto, a urina também pode servir para nos alertar sobre algum problema de saúde, já que quando algo não anda bem, a tonalidade pode mudar e pode surgir um odor forte que se torna desagradável.
Muitos de nós desconhecemos o que a nossa urina pode falar sobre a saúde, e ignoramos as possíveis alterações que podemos sofrer ao urinar. É muito importante saber o que pode estar ocorrendo em nosso organismo e como podemos nos alertar somente ao prestar atenção à nossa forma de urinar. A seguir, queremos compartilhar informações sobre os 8 tipos de urina que você pode ter, e o que cada um deles pode indicar sobre a saúde.
Urina de cor amarela-clara
A urina de uma pessoa saudável tem uma cor amarela brilhante, quase transparente. Essa cor característica da urina se deve a um pigmento chamado urobilina. Nossa urina normal transporta essas urobilinas, que se diluem na água e criam esta cor amarela quase transparente, que indica que temos um nível adequado de hidratação. Por isso, se a cor atingir um amarelo intenso, pode significar que estamos desidratados.
No entanto, se a cor da urina estiver clara demais e a pessoa sentir a necessidade de urinar frequentemente, pode se tratar de intoxicação por água ou hiper-hidratação, que ocorre quando a pessoa consome água em excesso. Por outro lado, se a tonalidade for clara e sentir vontade de urinar com frequência, mas não ingeriu muito líquido, isso pode indicar que a pessoa tem diabetes.
Urina de cor turva
Uma urina turva pode indicar que contém fosfato, que pode ser produto de pedras nos rins. Se a urina continua turva durante alguns dias, este é um sinal claro de uma infecção no trato urinário, por isso recomendamos consultar um médico. Em geral, a cor turva da urina vem acompanhada de um odor forte e do desejo frequente de ir ao banheiro. No caso dos homens, a cor da urina turva ou suja pode surgir devido ao sêmen que fica no trato urinário.
Urina azul-esverdeada
Na maioria dos casos, esta coloração se deve a algo que comimos previamente, principalmente se o alimento em questão possui uma cor verde ou azul. Por exemplo, os aspargos podem fazer com que a urina fique com um tom verde ou azul.

Por outro lado, uma tonalidade azul-esverdeada também pode indicar que a pessoa está em um processo de mudança de vitaminas ou medicamentos. Se nenhum destes casos explicar a tonalidade azul-esverdeada, consulte seu médico.
Urina de cor laranja
O consumo de alimentos como a amora silvestre, beterraba, cenoura ou qualquer alimento laranja pode fazer com que a urina adquira um tom alaranjado. Alguns medicamentos ou a desidratação também podem fazer com que a urina fique com essa tonalidade. Se a urina possuir um tom laranja escuro quase marrom, pode indicar a presença de bile. Nesses casos, o melhor a fazer é consultar um médico.
Urina de cor marrom
A urina com uma tonalidade marrom pode ser resultado da ingestão de alimentos, como o ruibarbo e diferentes variedades de feijão, ou de alguns tipos de medicamentos. Em um caso mais extremo, esta cor de urina pode indicar um problema no fígado ou um caso de desidratação intensa.
Urina espumosa
Nestes casos, quase nunca é alterada a cor da urina, mas em algumas ocasiões, pode surgir uma tonalidade mais escura que pode ser muito alarmante. Se a urina estiver muito espumosa, ela pode estar indicando o excesso de proteínas no organismo.
Urina de odor forte
Nenhum tipo de urina tem um aroma particularmente agradável, mas todos sabemos diferenciar o odor característico de uma urina normal e uma situação em que este odor é forte demais. Os maus odores na urina podem ser produto do consumo de café ou aspargos. Se este não for o seu caso, mas a urina possui um odor forte, o ideal é consultar um médico.
Urina de cor rosa ou avermelhada
Alguns alimentos de cor vermelha podem causar alterações na cor da urina, dando a ela uma tonalidade rosa ou avermelhada. O consumo de mirtilos, ruibarbo ou algum alimento avermelhado pode fazer com que a urina adquira este tom. No entanto, esta cor na urina também pode ocorrer devido ao consumo de certos medicamentos, sangue na urina, exercício intenso ou uma infecção. Se a urina não voltar à sua cor habitual dentro de 24 horas, consulte um médico.
Em casos mais extremos, a cor rosa ou avermelhada da urina pode ser um indicador de câncer de rim, próstata inchada ou cálculos na bexiga.


 FONTE: http://melhorcomsaude.com/8-tipos-de-urina-podem-indicar-algo-importante-saude/

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: