1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Comunicação com um portador de Alzheimer - por Silvia Masc

9 de junho de 2015 comente
A doença de Alzheimer apresenta muitos desafios, e comunicação é um grande problema.
Tente estas dicas para aliviar a frustração e melhorar a comunicação.
Cuidadora de Alzheimer
Como a doença de Alzheimer corrói lentamente habilidades de comunicação verbal, palavras e expressões usadas pelo seu ente querido portador de DA pode fazer pouco ou nenhum sentido para você. Por sua vez, o seu ente querido pode ter problemas para entender o que você diz. Os mal-entendidos resultantes podem alterar os ânimos de ambos, tornando a comunicação ainda mais difícil.
O que esperar
A doença de Alzheimer o cérebro, o que torna difícil encontrar as palavras certas e compreender o que os outros estão dizendo. incorretamente pode substituir uma palavra por outra ou inventar uma palavra completamente nova para descrever um objeto familiar. Ele ou ela pode apresentar o comportamento de um disco riscado - e repetindo a mesma palavra ou pergunta mais e mais.

Uma pessoa que vive com a doença de Alzheimer ainda pode:
  • Perder sua linha de pensamento
  • · Lutar para organizar palavras logicamente
  • · Precisar de mais tempo para entender o que você está dizendo
  • · Maldizer ou usar linguagem ofensiva


O que você pode fazer para ajudar
Apesar dos desafios, você pode se comunicar de forma eficaz com um ente querido que tem Alzheimer. Considere estas dicas:
·         Fale claramente. Apresente-se. Falar de uma forma clara e direta.
·         Mostrar respeito. Evite conversa no diminutivo, como "boa menina", “bom menino” . Não assuma que seu ente querido não consigo entender você, e não fale sobre seu ente querido, como se ele ou ela não estivesse presente .
·         Fique presente. Mantenha contato visual com o seu ente querido, ele vai saber que você está ouvindo e tentando entender.
·         Evite distrações. A comunicação pode ser difícil -, Se não impossível  com TV ou rádio ligados.
·         Linguagem simples. Use frases curtas e palavras simples. Conforme a doença progride, sim ou não pode funcionar melhor. Faça apenas uma pergunta de cada vez
·         Não interrompa. Pode levar mais tempo do que você espera para o seu ente querido possa processar e responder. Evite criticar, apressando-se ou corrigindo-o.
·         Use pistas visuais. Às vezes, gestos ou outros sinais visuais promovem uma melhor compreensão do que palavras. Ao invés de simplesmente perguntar se a pessoa precisa  usar o banheiro, por exemplo, leve-o ao banheiro e aponte para ele.
·         Não discuta. O raciocínio do seu ente querido e julgamento irão diminuir ao longo do tempo. Para poupar raiva e agitação, não discuta nunca.
·         Mantenha a calma. Mesmo quando você está frustrado, mantenha a sua voz suave. Seus sinais não verbais, incluindo o tom de sua voz, podem enviar uma mensagem mais clara do que o que você realmente diz.
Comunicando-se com o seu ente querido pode ser um desafio, especialmente quando a doença progride. Lembre-se, no entanto, seu ente querido não está agindo dessa maneira de propósito. Não tome isso como algo pessoal. Use paciência e compreensão para ajudá-lo sentir-se seguro e protegido.

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: