1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Você sabia que pode adquirir 40 fraldas geriátricas a cada 10 dias na Farmácia Popular?

3 de setembro de 2012 5 comentários
Portaria MS nº 3.219 de 20 de outubro de 2010.
A fralda geriátrica entrou na ampliação da lista de medicamentos oferecidos por meio do programa "Aqui Tem Farmácia Popular", desenvolvido pelo governo federal em parceria com a rede privada de farmácias e drogarias. De acordo com portaria do ministério, a população passa a ter acesso a fraldas geriátricas e a mais nove medicamentos indicados para o tratamento de seis doenças: asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma e hipertensão arterial. As medidas vão beneficiar quase um milhão de pessoas por mês, que podem adquirir os produtos com desconto de 90%.

O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado pelo governo federal para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular".
Fraldas geriátricas
Os novos produtos da lista, como as fraldas para incontinência urinária, foram incluídos como forma de ampliar o acesso ao tratamento de problemas que atingem principalmente os idosos. A preocupação do ministério com essa parcela da população está diretamente relacionada ao aumento do número de pessoas com mais de 60 anos. Entre 1999 e 2009, a quantidade de idosos passou de 14,8 milhões para 21,7 milhões, como apontou a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, divulgada recentemente. A expectativa de vida nesse período cresceu 3,1 anos. Para 2009, a expectativa projetada para os brasileiros foi de 73 anos de idade. E foram definidos a partir de levantamentos sobre as doenças com maior número de prescrições na rede de saúde (pública e privada), como asma, rinite, osteoporose, parkinson e glaucoma.

A oferta de fraldas geriátricas nas unidades do Aqui Tem Farmácia Popular deve beneficiar, por mês, cerca de 40 mil brasileiros com incontinência urinária e fecal. Do total de recursos que serão investidos na ampliação do programa, R$ 38,8 milhões serão destinados ao financiamento desse produto, geralmente utilizado por pessoas a partir de 60 anos.

A dificuldade de controle urinário e do esfíncter anal atinge de 8% a 34% dessa faixa da população. As causas estão relacionadas a problemas como obesidade, fumo, infecções, uso de medicamentos que atuam no sistema nervoso central e cirurgia pélvica, entre outros.

Cada usuário do Aqui Tem Farmácia Popular poderá adquirir até 40 fraldas geriátricas a cada dez dias. A quantidade de fraldas disponibilizadas fica limitada a até quatro unidades/dia. No caso de o idoso ser considerado incapaz, o representante legal pode fazer a retirada do produto.

As fraldas, assim como os demais medicamentos, serão também distribuídos gratuitamente nas chamadas "farmácias básicas" do Sistema Único de Saúde (SUS) para quem se consulta na rede pública. Fique atente na sua UBS.
Como comprar fraldas geriátricas

Para a aquisição de fraldas geriátricas no âmbito do Programa Farmácia Popular, a pessoa deverá ter idade igual ou superior a 60 anos, apresentar CPF e prescrição/laudo médico com as seguintes informações: ?a) número de inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina - CRM, assinatura e endereço do consultório; ?b) data de expedição da prescrição médica e/ou laudo/atestado médico; ?c) nome e endereço residencial da pessoa.

Fica dispensada a obrigatoriedade da presença física da pessoa, titular da prescrição médica e/ou laudo/atestado médico, quando estiver enquadrado na condição de incapacidade, podendo, nesse caso, o produto ser adquirido mediante a apresentação dos seguintes documentos: ?I - do paciente, titular da receita: CPF, RG ou certidão de nascimento; e ?II - do representante legal, o qual assumirá, juntamente com o estabelecimento, as responsabilidades pela efetivação da transação: CPF e RG.
A quantidade de fraldas disponibilizadas fica limitada a até quatro unidades/dia, podendo ser adquiridas até 40 fraldas geriátricas a cada dez dias.
Saiba mais
Para saber mais, acesse a página do Programa Farmácia Popular: Clique aqui
Fonte: Portal do Envelhecimento
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

5 comentários:

Anônimo disse...

eu tiro chapéu, para o governo Brasileiro, vivemos no melhor país do mundo.

Beth disse...

Já faço uso do sistema de fraldas para minha mãe que é acamada, a FP poderia estender o prazo para a compra de fraldas por 1 mês uma vez que já temos a receita e a procuração reconhecida, como no meu caso. O prazo de a cada 10 dias é muito curto para os cuidadores pois temos outros cuidados a tomar com o paciente. Desde já agradeço

edson correia disse...

O programa deve atender a os. operados de prostTa como eu que tenho 56 anos e estou usando 6 fraldas por dia fiquei com incontinencia grande e estou fora

david vila kennedy disse...

eu pego fraudas na farmacia popular de bangu.. e pago 2,00 por pacote . e eles só dao 4 pc... ainda tem que durar 10 dias... assim fica díficil
o que eu devo fazer ?

Silvia Masc disse...

Olá David, o nosso blog, apenas divulga, não temos nenhum poder de ação perante essas questões, uma opção seria você encontrar alguém que tem o direito, mas que não precisa e pedir para retirar para você. Que fique claro que não estamos sugerindo que você cometa fraude, mas alguém TENHA O DIREITO que possa pagar e não pegue na farmácia popular ok?
abraços.