1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Fratura de colo de fêmur nos idosos

4 de julho de 2011 4 comentários

A fratura de colo de fêmur em pessoas com mais de 65 anos é uma ocorrência infelizmente comum e grave.


Geralmente esse tipo de fratura ocorre por uma queda do idoso ou por traumas físicos menores. É um dos motivos pelos quais nós, geriatras e gerontólogos, nos preocupamos tanto com o fato de um idoso cair. Quase sempre o tratamento será cirúrgico com aplicação de parafusos, placa ou prótese total ou parcial da articulação do quadril, isto é, substituição da articulação por uma “junta artificial” metálica. 
Mas por que nos preocupamos tanto se há tratamento?
Porque a situação clínica desses pacientes devida ao próprio trauma causador da fratura, ao procedimento cirúrgico e ao período de reabilitação somam um risco de morte muito alto. Após um ano de uma fratura dessas, diversos estudos mostram que a taxa de morte dos idosos é em média 25%, independentemente do tratamento. Isso quer dizer que a cada quatro idosos que sofrem uma fratura de fêmur, um deve falecer no próximo ano. É para preocupar, não? 
Além disso, mesmo entre os pacientes que não chegam a morrer, entre 40% e 47% deles terão alguma complicação grave no período de até 2 anos após o evento. As complicações podem ser muitas: falha da cirurgia e necessidade de reoperação, infecções diversas, acidente vascular cerebral (“derrame”), embolia pulmonar, desnutrição, depressão, confusão mental... 
Mais uma vez volto a insistir na necessidade de prevenção de acidentes, principalmente quedas (em casa ou na rua) e atropelamento. Diante de uma situação mais grave que muitos cânceres, não podemos deixar de lembrar que a prevenção é o melhor remédio!

Luciana Pricoli Vilela
Médica Geriatra e Clínica Geral - CRM/SP 116.078

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

4 comentários:

Beth/Lilás disse...

Esta é uma fratura muito comum em idosos e talvez a mais dolorosa e difícil de recuperação, né mesmo?
Minha mãe ainda não se machucou assim, mas vive descolando o pé esquerdo que já foi quebrado mais de 2 vezes.
Dá muita peninha de ver a recuperação de idosos quando se quebram assim, por isso, todo o cuidado dentro de casa, retirando tapetes, móveis mal colocados, etc ... são atos importantes e de amor da família por seu idoso.
beijinhos cariocas

Sandra Portugal disse...

Interessantes matérias!
Essa em especial é muito adequada para minha família. Minha mãe tem osteoporose em alto grau e só nos últimos 2 meses fraturou espontaneamente 8 costelas! Tenho procurado me cuidar antecipadamente.
obrigada por compartilhar
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Prof. Geysson Flavio disse...

Estou a 18 dias com minha mãe internada no hospital público de Brasília, considerado um dos melhores para esse tipo de cirurgia.
No entanto devido a má administração do poder público ela não consegue fazer a cirurgia o que faz ela sentir muitas dores.
Até quando vamos suportar isso...

Unknown disse...

Eu só entrei no saite pra pesquisar pra fazer um trabalho de escola mais desejo força a todos que lutam contra isso e aos seus familiares!