1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Guarda chuvas com proteção UV?

8 de setembro de 2010 3 comentários
As radiações solares mais importantes para o organismo são: ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB), sendo que a pele absorve de forma diferente cada tipo de radiação solar
Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele, sendo responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele, envelhecimento precoce, bronzeamento (escurecimento) e catarata (doença nos olhos que pode causar cegueira). Já a radiação UVB atinge as superfície da pele, causando vermelhidão e queimaduras.

Além de que 95% dos raios ultravioleta que atingem a Terra são do tipo UVA e apenas 5% são UVB, a redução da camada de ozônio (filtro natural dos raios ultra-violetas) tem permitido que sua maior incidência cause aumento de queimaduras e câncer de pele, mesmo com tempos menores de exposição.

II – FILTROS SOLARES

a) Filtros Solares tipo creme

Temos bastante familiaridade com esse tipo de filtro solar, cujo fator de proteção solar (FPS) indica quantas vezes mais tempo podemos ficar expostos ao sol, comparado à ausência de filtro.

Assim, um filtro com FPS = 30 indica que podemos ficar 30 X mais tempo ao sol, do que sem filtro.

b) Filtro Solar Têxtil

Uma outra maneira de proteção contra os raios UV é através dos tecidos usados nas roupas ou em coberturas de guarda-sóis e guarda-chuvas (ou sombrinhas).

Em tempos anteriores à atual preocupação com doenças de pele, tanto a a aristocracia quanto os camponeses costumavam se proteger do sol através de sombrinhas e guarda-chuvas.

III – A PROTEÇÃO UV DOS TECIDOS

Ainda não há uma regulamentação específica no Brasil, adota-se o padrão mundial, desenvolvido a partir da Austrália.

Os tecidos apresentam um grau variável de FPU

CATEGORIA DE PROTECAO FPU UV BLOQUEADO

  • PROTEÇÃO MODERADA 10 90,0%
  • PROTEÇÃO ALTA 20 95,0%
  • PROTEÇÃO MUITO ALTA 30 96,7%
  • PROTEÇÃO MÁXIMA 50+ >98,0%
Tecidos de poliéster duplo (double) ou metalizados oferecem PROTEÇÃO EXCELENTE, pois bloqueiam mais do que 97,5% dos raios UV. Tem fator de proteção (FPU) acima de 40.

Tecidos de poliéster de cor escura oferecem PROTEÇÃO MUITO BOA, pois bloqueiam mais de 95% dos raios UV. Tem FPU acima de 25.

Tecidos de poliéster de cor clara oferecem PROTEÇÃO BOA, POIS BLOQUEIAM MAIS DE 93% DOS RAIOS UV.

IV – CONCLUSÔES

- Se você ficar muito tempo exposta ao sol, use protetores tipo creme, mas sempre que possível proteja-se com tecidos, guarda-sol ou guarda-chuva/sombrinha.

- Em caso de peles muito claras, com baixa produção de melanina, escolha uma proteção de poliéster, e, em casos extremos, com muito tempo de exposição, proteja-se com um guarda-chuva de poliéster duplo (doublê).

Muito cuidado com os guarda chuvas adquiridos "na rua", porque será que custam tão pouco? Ninguém faz mágica ok? Sinta-se em casa e deixe seu comentário.
 
Fonte: Pesquisa em artigos técnicos e informativos

3 comentários:

Nilce disse...

Oi, Sílvia

A proteção se torna cada dia mais necessária. Os casos de problemas graves de pele e visão são uma constante.
Parece que muitos jovens ainda não se deram conta dessa necessidade e fico muito preocupada, pois apesar das campanhas, eles simplesmente ignoram os alertas.
Excelente, como sempre o seu post.

Bjs no coração!

Nilce

welze disse...

atualissíma e necessária como sempre. Adoro um boné. Não saio de casa para caminhar sem ele.

Vicentina disse...

Olá Silvia, obrigada pela atenção, sabe que saio na rua com filtro solar 60 e ainda de sombrinha, mas eu comprei uma com a parte de dentro prateada me disseram que era muito boa e que protegia, vou ver se acho uma de pano duplo.
Sou muito clara e por isto meu dermatologista recomentou filtro
60.
Bjs