1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Quem sou eu

20 de janeiro de 2016 5 comentários

Sou uma filha que acompanha o envelhecimento dos pais, com a consciência de que a velhice é inevitável, mas que vivê-la de forma indigna e sofrida pode ser opcional.

Em julho de 2010 totalmente inexperiente com o Blogger, quis prestar uma singela homenagem aos meus pais e criei um blog chamado “Melhor Idade” a inspiração veio da observação da vida ativa e do envelhecimento saudável deles.

Para escrever sobre o assunto, foi necessária muita leitura, já que não tenho formação na área de geriatria, gerontologia e também não sou jornalista, porém à medida que fui me envolvendo com assuntos relativos aos idosos, e tendo uma resposta de quase 13 mil visitas em poucos meses, senti que não era simplesmente uma homenagem à eles, mas também um meio de poder ajudar a orientar as pessoas, gerando assim, uma maior responsabilidade com os leitores. O blog se tornou fonte de consultas, por pessoas que leem, opinam, comunicam e até de alguns que passaram a fazer uso didático do conteúdo (alunos de cursos de enfermagem e cuidadores). Passei então a ler muito mais sobre o assunto, e entre ideias de postagem, de assuntos para serem abordados também passei a repensar o nome do blog.


Em 2012 ganhei o 1o. lugar no concurso Histórias de Longevidade, promovido pelo Bradesco Seguros, onde tive a oportunidade de conhecer a atriz Jane Fonda que veio lançar um livro e fazer uma palestra no evento, de quem ganhei um livro autografado. De lá até a presente data, tenho sido convidada a participar do Fórum, e sou muito grata por ser uma fonte maravilhosa de aprendizado. 

Em algumas leituras tomei consciência sobre os milhões de idosos que são molestados fisicamente e moralmente diariamente no Brasil e no mundo, outra foi a entrevista feita com a Dra. Dorli Kamkhagi - Coordenadora do Grupo de Gênero do Amadurecimento do Instituto de Psiquiatria, no Hospital das Clínicas de São Paulo, e que também tive o privilégio de ouvi-la em uma palestra na USP.

Trecho da entrevista: A solidão, o medo das perdas e doenças, as transformações físicas, perdas econômicas e a dificuldade de fazer o ajuste entre o que acha de si mesmo e o corpo que efetivamente tem. Há uma imagem idealizada da velhice: quem não é maratonista fica frustrado. Tem gente que luta, mas, para a maioria, é uma fase difícil. A gente envelhece como vive: quem se interessava pela vida aos 50, continua assim aos 80. É só pensar em pessoas como a artista plástica Tomie Ohtake. O ideal é ponderar que não é preciso ser uma bailarina, mas é possível andar.

Também me chamou a atenção, um comentário, feito pela Prof. Neuza Guerreiro de Carvalho (Vovó Neuza, como prefere ser chamada) - 80 anos que mesmo aposentada, continua intensamente produtiva , ela disse ao auto definir-se:

Todas as idades tem o seu encanto, e a etapa do idoso, na maioria das vezes não é a Melhor Idade. "Não me chamo velha, não estou na Terceira Idade – a vida não se conta pelo número de anos vividos; não estou na Melho/ridade – porque podemos encontrar coisas boas em qualquer etapa da vida; não gosto de Feliz/idade porque soa artificial...

Refletindo sobre a palestra e na entrevista da Dra. Dorli e nas palavras da Prof. Neuza não pude deixar de achá-las ditas com sabedoria e então imaginei que Melhor Idade, não mais cabia.

O nome do blog passou a ser LONGEVIDADE, com a proposta de "fazer crer, que através da informação, do conhecimento e da aplicação desses, a vida se torne muito melhor e que seja longa, ativa, com alegria e bem estar, respeitando as limitações de cada um".

E para atender aos inúmeros e-mails dos leitores, sobre perguntas relacionadas à informática e Internet, criei em parceria com a Cristiane Fetter do Blog TO DOIDA e o Carlos Rangel do Blog Nômade Bit o UNSTRAP (Soltar) que dá dicas, e tira dúvidas dos internautas da 3ª.s e 4ª. Idades.

Entendendo também que a longevidade está diretamente ligada à uma boa alimentação, criei o Blog Molly Colecionadora de Receitas Ideias e Dicas, que além de receitas dá dicas domésticas.

Para informar sobre eventos , notícias ligadas ao objetivo do blog, veio então, o Longevidade/Agenda, com informações sobre eventos ligados à saúde do idoso, lazer, cultura e entretenimento.

Também pelos inúmeros e-mails com solicitações de informações ligadas ao "cuidar", criei o que chamo de uma Biblioteca, aonde coloco inúmeros artigos, voltados mais aos cuidadores profissionais, e profissionais de enfermagem.

Temos também uma vídeoteca, com vídeos pedagógicos e também vídeos de lazer, e finalmente uma "aba" dedicada a legislação e direitos dos idosos, formando o que a Cristine Fetter batizou de "Condomínio Longevidade".

Hoje, o Condomínio Longevidade já recebeu a visita de quase 180 mil leitores, e atendeu uma centena de profissionais e leigos com orientação e envio de materiais.

Sinto que o objetivo está sendo alcançado, me sinto grata as pessoas que nos lêem, nos solicitam auxílio, nos reconhecem, e nos apoiam.


Atualmente por falta de parceria o Longevidade dispende mais dedicação a página do FaceBook. ( https://www.facebook.com/LongeVIDAdeLongevIDADE/ )

Me sinto grata, pelo incentivo que me tornaram capaz de ser útil à sociedade em que vivo, e poder auxiliar os que não tiveram o mesmo privilégio que eu de terem a família que tenho, e principalmente pelos meus pais, que são grande fonte de inspiração para minha vida.


abraços,


5 comentários:

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Como é bom fazer parte desse blog maravilhoso!!

beijão

Anônimo disse...

Sílvia, adorei a proposta de teu blog. Tua missão é linda. Acho as pessoas mais velhas de uma doçura tão grande.

Parabéns pelo excelente trabalho!

Unknown disse...

Parabéns, Silvia, pela sua fraterna iniciativa. Adorei o seu Blog!
Sempre que possível darei uma passada por aqui e deixarei algum recado.

Beijos do Antigão!

a senhora das ilhas de bruma disse...

MENINA LINDA, QUE BOM SABER DA SUA EXISTÊNCIA.
O MUNDO SEMPRE SERÁ MELHOR, PORQUE TENHO CERTEZA DE QUE, COM SEU EXEMPLO, IRÁ FORMAR-SE UMA DOCE CIRANDA PARA ENCHER DE ALEGRIA E ESPERANÇA OS CORAÇÕES DE TODOS OS QUE SE ENCONTRAM NO ENTARDECER DA VIDA.
MAS, ASSIM MESMO, A VIDA CONTINUA.
PAZ PARA VOCÊ E PARA TODOS OS SEUS QUERIDOS.

Ana Alves disse...

Olá Sílvia

Não conhecia o seu blog e amei!

Tornei-me seguidora do mesmo pois tudo o vai postando é muito importante e útil para todos.

Obrigada
Ana
http://pratocaseiro.blogspot.pt/